GA4 PRO
Desvende o Poder do GA4 e Domine a Análise de Dados
Com o advento da internet em meados dos anos 90 até 2023, presenciamos inúmeras mudanças no cenário digital. Ao longo dos últimos anos, observamos uma mudança nos hábitos dos usuários, migrando da plataforma desktop para o mobile, impulsionada pela popularização do uso de aplicativos móveis há pelo menos uma década.
E quando falamos de aplicativos móveis (apps), é inevitável não mencionar o Firebase. Em resumo, o Firebase foi fundado em 2011 como uma jovem startup e, apenas três anos depois, foi adquirido pelo Google. Essa aposta foi extremamente bem-sucedida, uma vez que, quase 10 anos depois, o Firebase continua a ganhar popularidade e não se limita a ser apenas uma solução; trata-se de uma suíte com pelo menos 20 produtos. A seguir, apresentamos uma lista descritiva de pelo meno 10 deles:
Firebase Analytics: Possui uma interface que inspirou o modelo gráfico utilizado no GA4.
O Firebase Analytics fornece métricas de análises, como números de usuários, visualizações, dados demográficos, rastreamento de campanhas, relatórios, entre outros.
Além disso, o Firebase Analytics permite integrações com diversas outras ferramentas e serviços, tais como:
BigQuery: Um banco de dados baseado em SQL.
Crashlytics: Permite a captura de falhas recorrentes no app para um
tratamento de erros mais eficiente.
FCM (Firebase Cloud Messaging): Solução de envio de mensagens push
para dispositivos móveis e outras plataformas.
Remote Config: Permite alterar recursos do app sem a necessidade de
publicar uma nova versão.
GTM (Google Tag Manager): Permite a integração e o gerenciamento de
tags do Google, proporcionando mais flexibilidade na criação de scripts.
Além desses produtos integrados ao Firebase Analytics, existem outros que viabilizam recursos importantes, como:
Firebase App Indexing: Permite a busca interna de informações
dentro do próprio app, bem como a indexação dos conteúdos nas buscas do Google
e outros mecanismos de busca.
Firebase Dynamic Links: É o gerador de deeplinks do Firebase, uma
URL que direciona o usuário para uma tela específica no aplicativo. Se o
aplicativo estiver instalado, o deeplink abrirá o aplicativo na tela desejada.
Caso contrário, o usuário será redirecionado para a loja de aplicativos
correspondente para realizar a instalação do app. Após a instalação, o deeplink
o levará à tela desejada.
Firebase Authentication: Fornece ao desenvolvedor opções de
autenticação, como número de telefone, email/conta do Google e redes sociais.
Firebase Realtime Database: É um banco de dados NoSQL baseado em
árvore de dados JSON. Oferece recursos como atualização em tempo real, onde os
dados são sincronizados automaticamente em todos os dispositivos conectados, e
acesso offline, onde as informações são capturadas sem a necessidade de
internet e são sincronizadas assim que há conexão. O Firebase Realtime Database
possui pacotes de serviços gratuitos e pagos.
Firebase Storage: É um serviço de armazenamento em nuvem oferecido
pelo Firebase. É um recurso pago e faz parte do GCP (Google Cloud Platform).
Enquanto o GCP é mais genérico em suas soluções, o Firebase Storage tem seu
foco em aplicativos.
José Carlos Brandão.
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